As persianas foram criadas pelo engenheiro Pierre Le Fou (1804 -1850) totalmente por acaso em 1824, a ideia começou a surgir quando ele queria descobrir um jeito de conter as águas de um riacho pequeno na propriedade do seu pai, em Côte D’Azur na França. Depois de testar várias possibilidades, e todas não ter sucesso, ele teve uma brilhante ideia de colocar algumas ripas de madeira atravessadas de um lado a outro, que podiam se movimentar, para assim conseguir regular o fluxo da água, conforme movia as madeiras.
E para que essa ideia desse certo, ele fez uma maquete do seu projeto com cordões que podiam movimentar as lâminas. Ao finalizar, sua esposa colocou o protótipo pendurado na janela para secar e ao movimentar as lâminas, ela percebeu que assim podia controlar a luz que entrava em sua casa. Logo ela fez com que seu marido criasse uma nova espécie de cortina. O nome Persiana foi em homenagem ao apelido de Pierre na infância que era “Persi”.
Desde esse momento, os avanços da persiana foram enormes, hoje em dia temos persianas com diversos materiais e tecnologias, para assim atender a necessidade de todos e de cada ambiente.
Add comment