Vamos falar sobre a diferença entre as duas?!
Persiana: São placas fixas, que se movem por meio de cordões, usada para que haja ventilação no ambiente, mas sempre se resguardando do sol quando necessário.
Cortina: Peça de pano ou de outro tipo de material, suspensa por argolas, trilhos ou por outro meio, para proteger ou adornar janelas e portas sem barrar a entrada de ventos.
Que elas trazem aconchego, privacidade e enriquecem a decoração do ambiente nós já sabemos. Mas como estamos sempre dizendo, suas propriedades vão além, como por exemplo: diminuir a incidência de luminosidades, que naturalmente protegem e proporcionam maior durabilidade de cor a alguns materiais aplicados na decoração. Protegem os mobiliários (como sofá, revestimento de paredes e outros) e proporcionar a entrada de ventilação natural ou não, você decide.
E é por isso que defendemos a utilização de cortinas e persianas. Elas não são simplesmente um “capricho decorativo”, são elementos essenciais para proporcionar sensações com funções consideravelmente importantes.
Mas chegou a hora de tratarmos da combinação dos dois. Cortinas + Persianas = Uma soma ousada, inusitada, cheia de identidade e belíssima. Recurso já muito usado por decoradores que reconhecem seus efeito! Uma vez que o tecido transmite uma sensação de leveza, delicadeza e romantismo sendo quebrado pela sofisticação e firmeza da persiana. O acabamento fica muito bonito e elegante, e o efeito estético pode ser variado como, por exemplo, aplicando apenas a cortina como um tecido decorativo nas beiradas da janela, ou funcional, criando duas barreiras de proteção e a persiana servindo como blackout.
(Abrindo um parêntese para o Blackout, deve-se levar em consideração que sua função vai além de barrar a luz, o vento e dar privacidade: ela gera conforto acústico e visual, equilibrando a composição da decoração e permitindo que o espaço ganhe requinte, beleza e harmonia.)
Um detalhe técnico relevante para o aproveitamento e composição do espaço, é a redução de volume que a persiana proporciona quando comparado ao uso tecido. Para isso prefira cortinas de tecidos leves e com pregas macho, pois ficam menos armadas. As persianas que funcionam melhor são as do tipo horizontal, em qualquer que seja o tipo de acabamento (as de madeira são mais nobres).
Assim como os demais elementos de decoração, a cor da cortina deverá estar em harmonia com o ambiente. Utilizar cores neutras é sempre a melhor opção, pois combinam com qualquer decoração e não expressam nenhum sentimento momentâneo ou ressaltam determinadas estações do ano, além de deixarem o espaço agradável. As cores neutras são: branco, bege, areia e cinza claro. E pra finalizar, além delas proporcionarem sobriedade podem transmitir a sensação de amplitude e clareamento espacial. Incrível né?!
Conheça as nossas opções de Persianas e Cortinas na nossa loja virtual e aproveite para decorar o seu lar para o fim de ano!
Add comment