“Você dormiu bem?” É uma das perguntas que você pode ter começado a responder automaticamente, sem prestar muita atenção no que significa dormir bem.
A presença ou ausência de luz orienta as glândulas responsáveis pela liberação da melatonina, hormônio que, além de outras funções, pode preparar o corpo para o sono.
No entanto, devido à iluminação artificial, adormecer não é fácil e os distúrbios do sono, como a insônia, tem atingido cada vez mais pessoas.
A falta de uma boa noite de sono pode trazer prejuízos a longo prazo?
O sono desregulado pode aumentar a irritabilidade, causar desatenção e reduzir a expectativa de vida. Além disso, a falta de sono pode aumentar o apetite e as refeições no meio da noite.
Nas crianças, a falta de um sono adequado pode afetar negativamente vários fatores, entre eles, o atraso no crescimento, porque esse hormônio é secretado durante o sono.
Você sabia que a luz tem seu papel na produção de melatonina?
O ritmo circadiano é o nome do ciclo biológico humano, que dura em média 24 horas. Estamos falando em média porque a duração desse ciclo varia de pessoa para pessoa, por isso algumas pessoas preferem ir para a cama cedo e acordar cedo, ou acordar tarde e trabalhar durante a noite.
Esse ritmo afeta todas as funções do corpo, incluindo emoções e o desempenho físico. Basicamente, é a luz que orienta esse ciclo. A luz, ou falta de luz, é a principal razão para regular a melatonina, que é um hormônio que diz ao corpo para dormir.
E aqui começa a influência da vida moderna: a luz artificial. Normalmente, as luzes do relógio, telefones celulares e dispositivos eletrônicos tornaram-se os principais fatores que causam alterações na sua qualidade do sono.
A falta de hábitos saudáveis de sono pode estar relacionada a transtornos de humor, ao desenvolvimento de diabetes e ao aumento do risco de obesidade.
A insônia é um dos principais distúrbios do sono e sua causa pode exceder o desequilíbrio da produção de melatonina. É por isso que, quando a insônia dura mais de duas semanas, ela se torna uma doença crônica e requer intervenção médica, para que a causa seja encontrada.
O espectro azul da luz artificial impede a produção de melatonina e é por essa razão que é indicado parar de usar dispositivos eletrônicos pelo menos 2 horas antes de deitar.
As persianas fazem alguma diferença na hora de dormir?
Como a luz está diretamente relacionada ao início e ao final do ciclo do sono, dormir em um ambiente que recebe luz antes do horário que você deveria acordar pode afetar a qualidade do sono. Por este motivo, as pessoas costumam utilizar cortinas ou persianas blackout em seus quartos, para que a luz seja totalmente controlada.
Se você não gosta da beleza deste tipo de tecido, poderá usar dois tipos de cortinas ou uma cortina e uma persiana. Uma é blackout e a outra é um tecido agradável que pode criar um estilo que combine com o estilo diurno.
Seja como for, o importante é criar uma composição que combine com a sua decoração e garanta a qualidade do seu sono à noite.
Aqui na Online Persianas com certeza você vai encontrar uma persiana blackout que te agrade. Nossas produções e inovações são sempre pensadas no particular de cada cliente! Agradando a todos os estilos na medida do possível.
Add comment